Será que Tribulus Terrestris funciona realmente?

 

Embora as pessoas tomem frequentemente Tribulus terrestris pelos seus efeitos potenciais na função sexual e testosterona, ela também tem sido estudada para outros efeitos importantes.

 

Um estudo examinou os efeitos da toma de 1.000 mg de Tribulus terrestris por dia em 98 mulheres com diabetes tipo 2.

 

Após três meses, as mulheres que tomaram o suplemento experimentaram níveis mais baixos de açúcar no sangue e colesterol, em comparação com as que tomaram um placebo.

 

Estudos com animais também demonstraram que o Tribulus terrestris pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajudar a proteger contra danos nos vasos sanguíneos e ajudar a prevenir aumentos do colesterol no sangue.

 

Embora estes resultados pareçam promissores, é necessária mais investigação antes que esta planta possa ser recomendada para estes benefícios para a saúde.

Não Aumenta a Testosterona em Humanos

Uma rápida pesquisa online de suplementos de Tribulus terrestris mostra que muitos produtos feitos com a planta estão concentrados no aumento da testosterona.

 

Uma análise analisou os resultados de 12 grandes estudos sobre os efeitos da planta em homens e mulheres com idades compreendidas entre os 14-60 anos. Os estudos duraram de 2 a 90 dias, e os participantes incluíram pessoas saudáveis e pessoas com problemas sexuais.

 

Os investigadores descobriram que este suplemento não aumentava a testosterona.

 

Outros investigadores descobriram que o Tribulus terrestris pode aumentar a testosterona em alguns estudos com animais, mas que este resultado não é normalmente visto no ser humano.

Tribulus Terrestris melhora a libido

 

Embora este suplemento possa não aumentar a testosterona, pode aumentar a libido.

 

Alguns investigadores descobriram que quando os homens com um menor impulso sexual consumiam 750-1.500 mg de Tribulus terrestris diariamente durante dois meses, o seu desejo sexual aumentou 79%.

 

Além disso, 67% das mulheres com libidos muito baixos experimentaram um aumento do desejo sexual após terem tomado suplementos de 500-1.500 mg durante 90 dias.

 

Outros estudos também relataram que os suplementos contendo a erva aumentavam o desejo sexual, excitação e satisfação em mulheres com baixa libido.

 

No entanto, estudos em homens com disfunção erétil produziram resultados mistos.

 

Alguns estudos mostram que tomar 800 mg deste suplemento por dia pode não tratar eficazmente a disfunção erétil.

 

Contudo, outros relatórios mostraram melhorias significativas nas ereções e satisfação sexual com uma dose de 1.500 mg por dia.

 

Embora pareça que o Tribulus terrestris pode melhorar a libido em mulheres e homens, é necessária mais investigação para clarificar a extensão dos efeitos sexuais deste suplemento.

Não Melhora a Composição Corporal ou o Desempenho do Exercício

Os indivíduos ativos tomam frequentemente suplementos de Tribulus terrestris para melhorar a sua composição corporal, aumentando a massa muscular ou diminuindo a gordura.Isto pode ser em parte devido à reputação da tribulus como um potenciador de testosterona, embora as pesquisas demonstram que pode não estar à altura destas alegações.

 

De fato, a investigação também é muito limitada sobre se a planta melhora a composição corporal ou o desempenho em indivíduos ativos e atletas.

Outros Efeitos Potenciais

Para além dos potenciais efeitos na saúde já discutidos, o Tribulus terrestris pode ter vários outros efeitos no organismo:

 

  • Pode atuar como diurético e aumentar produção de urina;
  • A atividade do sistema imunitário em ratos aumenta quando lhes é dado este suplemento;
  • Pode ter efeitos antidepressivos em ratos;
  • É possível ter efeitos anti-inflamatórios;
  • Doses elevadas deste suplemento podem proporcionar dor alívio em ratos;

 

No entanto, quase todos estes efeitos só foram estudados em animais ou tubos de ensaio, e mesmo assim, as provas são muito limitadas. É necessária muito mais investigação, tanto em animais como em humanos, para descobrir se o Tribulus terrestris tem estes efeitos.

 

Dosagem, Segurança e Efeitos Secundários

Os investigadores têm utilizado uma grande variedade de doses para avaliar os efeitos do Tribulus terrestris.

 

Estudos que investigaram o seu potencial efeito de diminuição do açúcar no sangue utilizaram 1.000 mg por dia, enquanto a investigação que examinou o aumento da libido utilizou doses de 250-1.500 mg por dia.

 

Outros estudos prescreveram dosagens em relação ao peso corporal. Por exemplo, vários estudos utilizaram doses de 4,5-9 mg por libido (10-20 mg por kg) de peso corporal. Assim, se pesasse cerca de 155 libras (70 kg), poderia tomar uma dose de 700-1.400 mg por dia.

Efeitos Secundários Mínimos

Vários estudos utilizando uma variedade de dosagens relataram efeitos secundários mínimos e nenhuma preocupação com a segurança. Os efeitos secundários pouco comuns incluem pequenas cólicas gástricas ou refluxo.

 

No entanto, um estudo em ratos levantou a preocupação de potenciais danos renais. Também foi relatado um caso de toxicidade associado ao Tribulus terrestris num homem que o tomou para prevenir pedras nos rins.

 

Globalmente, a maioria dos estudos não mostra que este suplemento tenha efeitos secundários nocivos. No entanto, é importante considerar todos os riscos e benefícios potenciais.

 

Se quiser utilizar Tribulus terrestris, certifique-se de discutir a dose apropriada com o seu prestador de cuidados de saúde.

 

Tribulus terrestris é uma pequena planta que tem sido usada na medicina tradicional chinesa e indiana durante muitos anos. Embora tenha uma longa lista de potenciais benefícios para a saúde, muitos só foram estudados em animais.

 

Em humanos, há algumas provas de que pode melhorar o controle do açúcar no sangue e os níveis de colesterol em pessoas com diabetes tipo 2. E embora não aumente a testosterona, o Tribulus terrestris pode melhorar a libido em homens e mulheres.

 

No entanto, não melhora a composição corporal ou o desempenho no exercício.

 

Embora a maioria das investigações mostrem que este suplemento é seguro e causa apenas pequenos efeitos secundários, tem havido relatos isolados de toxicidade. Como com todos os suplementos, deve-se considerar os potenciais benefícios e riscos antes de tomar Tribulus terrestris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.