Quais são as opções de tratamento para a fimose?

 

A fimose no pênis geralmente vai embora por conta própria nos primeiros anos de vida de uma criança. Se ela causar problemas – por exemplo, ao urinar – pode precisar ser tratada. O uso de um creme especial é frequentemente suficiente. A cirurgia só é raramente necessária.

 

Se os pais percebem que o prepúcio de seu filho não pode ser puxado para trás, não há necessidade de se preocupar. É normal que o prepúcio de meninos e bebês esteja apertado ou preso à cabeça do pênis (glande): Quase todos os meninos nascem com este tipo de fimose natural. Ela protege a cabeça do pênis (glande) sob o prepúcio e a uretra (tubo de urina) de coisas como germes.

 

Áreas de pele presa (aderências) geralmente se soltam e os prepúcios apertados geralmente se soltam por si mesmos nos primeiros anos de vida. Portanto, é melhor esperar um pouco antes de iniciar o tratamento. Mas você deve procurar aconselhamento médico se a criança estiver com dores, se seu prepúcio estiver inflamado ou se a urina não puder escorrer adequadamente.

Não “trate-a” por conta própria.

Os pais nunca devem tentar forçar o prepúcio a voltar. Isto pode ser muito doloroso para seu filho. Também pode levar a pequenos ferimentos, causando cicatrizes que podem tornar ainda mais difícil puxar o prepúcio de volta. Isto é conhecido como fimose adquirida ou patológica.

 

Se o prepúcio for apertado, há também o perigo de ficar preso atrás da cabeça do pênis (glande) ao ser puxado para trás, formando um anel que restringe o suprimento de sangue para a glande. Isto é conhecido como parafimose. É uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente por um médico.

 

Nos primeiros anos de vida, o prepúcio não precisa ser puxado completamente para trás para poder manter o pênis limpo. Lavá-lo de fora é suficiente. Não é uma boa ideia tentar limpar o espaço entre o prepúcio e a cabeça do pênis com um objeto como um cotonete, pois isso poderia danificar ou ferir a pele sensível ali.

Tratamento considerado principalmente se estiver causando problemas

Se a fimose não melhorar gradualmente e a criança estiver tendo problemas como dificuldade para urinar como resultado, é uma boa idéia consultar um médico sobre isso. Eles podem verificar se a fimose é natural ou adquirida, e se puxar o prepúcio pode levar à parafimose.

 

A necessidade de tratamento dependerá da idade da criança, da extensão do problema e do que o está causando. O objetivo do tratamento é permitir que o menino lave seu pênis adequadamente e urine sem qualquer dificuldade ou dor. As erecções também não devem ser dolorosas.

Várias opções de tratamento

Há três opções de tratamento:

 

  • Continuar a “esperar e ver” se a fimose vai embora por si só.
  • Use um creme esteróide para ajudar a esticar o prepúcio.
  • Faça uma cirurgia para remover parcial ou completamente o prepúcio (circuncisão).
  • Muitos médicos primeiro sugerem esperar para ver se o problema melhora por si só. Alternativamente, você poderia começar o tratamento com um creme de esteróides. Se isso não for eficaz, a cirurgia é recomendada. Então, antes de mais nada consulte um urologista e o preço da consulta e cirurgia.

 

Na fimose secundária, o prepúcio fica apertado ou preso à cabeça do pênis ao longo dos anos como resultado de ferimentos, cicatrizes ou inflamações. Este tipo de fimose normalmente requer cirurgia.

 

Se o prepúcio ficar preso atrás da cabeça do pênis (parafimose), o médico tentará primeiro devolvê-lo à sua posição original usando suas mãos. Para garantir que isto não seja doloroso, um anestésico local é usado para anestesiar a área de antemão. Se não for possível mover o prepúcio de volta à posição original desta maneira, será necessária uma cirurgia para restaurar a circulação normal do sangue para a cabeça “beliscada” do pênis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.