O entupimento é um problema comum, mas chato, que faz com que as pessoas busquem soluções imediatas. Além disso, elas também preferem tentar soluções caseiras, antes de contratar uma desentupidora profissional. Assim, acabam fazendo um desentupimento mal feito, que pode gerar diversos outros problemas.
Continue acompanhando este artigo para saber quais são eles!
Problemas que surgem com o desentupimento amador
Se desentupir fosse tarefa fácil, não existiriam especialistas para fazer isso. Ainda que pareça simples remover algo que está entupindo um cano, fazer isso sem entender os procedimentos corretos pode gerar uma série de problemas.
São riscos que você corre com um desentupimento mal feito:
Se machucar
A depender da forma como você realiza o desentupimento, colocando força quando não deve, ou mesmo tentando solucionar o problema em áreas molhadas, como o box, há o risco de acidentes. Eles podem ser arranhões ou quedas, mas não vale a pena colocar sua integridade física em risco por algo que um profissional solucionaria de forma simples e rápida.
Sofrer intoxicação
Muitas pessoas fazem desentupimento mal feito, utilizando produtos químicos que, além de não resolver o problema, causam intoxicação. Essa intoxicação se dá por causa do contato que uma pessoa tem com o produto, ou por sua inalação. Um pequeno entupimento não vale o risco à saúde, que você corre ao tentar resolvê-lo.
Danificar o encanamento
Muitas pessoas utilizam arames, cabos de rodo ou vassoura, ou mesmo produtos químicos muito fortes. Dessa forma, há o risco de arranhar, quebrar ou deteriorar as tubulações. E isso não apenas não resolve o problema do entupimento, como cria outro, dessa vez relacionado à hidráulica.
Piorar o entupimento
Na tentativa de puxar para fora o que está causando o entupimento, é comum empurrar o problema para mais fundo no encanamento. Assim, além de não solucionar, as pessoas acabam dificultando o trabalho do profissional, fazendo com que os gastos sejam ainda maiores, quando eles chegarem ao local.
Se contaminar com doenças
Há, ainda, o perigo que se corre ao realizar um desentupimento mal feito, que não utiliza das técnicas apropriadas para sua execução: o de contaminação com doenças do esgoto.
Essa contaminação acontece porque, quando uma pessoa tem contato com a água que volta dos ralos, ela está tocando água suja, que vem do esgoto. Ainda que não pareça, essa água traz sérios riscos de contaminação.
Afinal, nela passaram todo tipo de pragas urbanas, como ratos, baratas e outros, deixando microrganismos extremamente nocivos à saúde humana. Para ficar doente, basta uma gota.
A prevenção é o ideal, quando se trata de entupimento
Prevenir o entupimento é ideal, por isso, tome atitudes na sua casa para que os encanamentos não sejam fechados por objetos que não deveriam estar ali:
- Não jogue papel higiênico no vaso sanitário, nem outros objetos como fio dental ou absorvente. O lugar desses itens é no lixo.
- Não jogue no ralo fios de cabelo, tomando cuidando para recolhê-los no banho, sempre que eles se juntarem no chão.
- Tome o cuidado para não cair óleo, gordura ou alimentos na pia da cozinha. Uma redinha resolve esse problema de forma simples e barata.
Mais do que os cuidados acima, é muito importante nunca deixar o problema piorar. Portanto, se você notar sinais de entupimento, como a água descendo devagar pelo ralo, ou a torneira funcionando sem pressão, previna-se: contrate uma desentupidora, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.
O desentupimento mal feito, como vimos, além de não solucionar o problema, pode agravá-lo. E, ainda, pode levar a gastos desnecessários para consertar novos problemas ocasionados dele. Conte sempre com especialistas!