Ratos e crianças no mesmo lugar não combinam, especialmente porque as crianças são ainda mais sensíveis que os adultos, com relação às doenças que eles transmitem. Por isso, é fundamental adotar medidas de segurança e prevenção, para evitar que essas pragas urbanas entrem dentro de casa.
Continue acompanhando este artigo para saber muitas medidas possíveis de tomar para prevenir a presença dos roedores!
Fechar bem os alimentos
Os ratos geralmente vão até a cozinha ou despensa das pessoas, para buscar por comida. Se eles encontram alimentos acessíveis, então encontram um motivo para voltar sempre ali.
Por isso, é fundamental guardar os alimentos bem fechados, de preferência em embalagens hermeticamente fechadas. Afinal, os roedores conseguem corroer plásticos e comer, mesmo que eles estejam em suas próprias embalagens.
O mesmo vale para a ração dos animais de estimação. Afinal, se elas alimentam cães e gatos, também podem alimentar os ratos.
Limpar regularmente gaiolas e áreas de animais de estimação
Por falar em animais de estimação, ainda que eles tenham o seu próprio espaço na casa, esse espaço deve estar limpo. Caso não esteja, o cheiro e a própria sujeira atrairão os ratos e facilitarão para que eles procriem no local.
Amarrar as sacolas de lixo
Para que o cheiro não se torne um atrativo para essas pragas urbanas, é muito importante manter os lixos devidamente fechados. Assim, é importante amarrar bem as sacolas, especialmente dos lixos que ficam dentro de casa, e garantir que sua tampa esteja fechada.
Limpar o ambiente regularmente
Manter a casa limpa é uma das principais medidas de segurança e prevenção que se pode adotar. Os ratos não gostam de locais limpos, porque não encontram neles esconderijo, nem comida.
Remover entulhos e acúmulo de materiais em áreas externas
Muitas pessoas acumulam entulhos e materiais que poderiam descartar, nas áreas externas, como quintais. E esses entulhos oferecem locais perfeitos para o esconderijo dos roedores (além de outras pragas urbanas).
Por isso, o ideal é não acumular entulhos, mas jogar fora tudo o que não for utilizável.
Caso os materiais acumulados sejam para construção, o ideal é armazená-los longe da casa e não no quintal. Assim, se os roedores quiserem utilizá-los para esconder, não colocarão a vida das crianças e dos demais moradores em risco.
Vedar frestas e buracos nas paredes e pisos
A vedação de frestas e buraquinhos é necessária para impedir que os roedores encontrem neles um acesso facilitado ao local. Por isso, é importante a utilização de telas e a proteção de qualquer espaço pequeno de acesso entre área externa e interna.
Manter a área externa livre de vegetação alta
Pessoas com mato e outras vegetações perto de casa devem redobrar os cuidados com a presença dos roedores. Especialmente porque as crianças gostam de brincar nesses locais e podem se expor a eles.
Por isso, é muito importante cuidar para que essa vegetação não cresça, gerando um ambiente propício para o crescimento dos ratos e para formação de infestações.
Consertar vazamentos de água e evitar acúmulo de umidade
Os ratos gostam de ambientes que sejam quentes, úmidos e escuros. Por isso, não se deve facilitar para eles: quando houver vazamentos, ou a suspeita deles, é preciso buscar especialistas para sua correção o quanto antes.
Contratar serviços profissionais para fazer a desratização
A contratação de empresas especializadas, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, é uma medida de segurança e prevenção muito importante caso já exista uma infestação no local. Mas, caso ainda não exista, o procedimento também é importante, para prevenir que ela aconteça!